Fios e Agulhas cirurgicas
- medstudresumos
- 10 de ago. de 2020
- 8 min de leitura

Fios de sutura:
Características fundamentais
Os fios podem ser caracterizados quanto aos seguintes fatores: origem, sendo biológica ou sintética, a assimilação absorção pelo organismo, sendo absorvível ou não absorvível, suas propriedades físicas, seu manuseio e características fundamentais.
Origem
Biológicos: possuem origem animal ou vegetal. Seus principais exemplos são o fio de algodão e o Categute, feito a partir de intestino de animais.
Sintéticos: são originados a partir de compostos sintéticos. O mais famoso é o fio de nylon, oriundo da poliamida. Além do de Nylon, temos também o fio de poliglactina 910, com o nome comercial de Vycril.
Assimilação absorção pelo organismo
Absorvíveis: são aqueles que, após um certo tempo, sofrem digestão por fagocitose e são absorvidos pelo organismo. Dentro dos fios absorvíveis, temos aqueles que são absorvidos em curtíssimo espaço de tempo, em média de 7 a 10 dias, os de curto espaço de tempo, em média 15 a 20 dias; em médio espaço de tempo, em média de 50 a 70 dias; em moderado espaço de tempo, em média de 90 a 120 dias; e em longo espaço de tempo, em média de 120 a 150 dias. São majoritariamente utilizados para sutura de cavidade interna.
Não absorvíveis: são aqueles que serão encapsulados pelo organismo, mas não digeridos. Permanecem no organismo até serem removidos.
Características físicas dos fios
Estrutura do fio:
Monofilamentar: formado por um único filamento de fio. Seu melhor exemplo é o fio de Nylon.
Multifilamentar: formado por um trançado de fios que ficam entrelaçados entre si. Seu melhor exemplo é o Vycril.
Absorção de líquidos e capilaridade
A absorção de líquidos seria a capacidade de um fio absorver um determinado líquido. Já a capilaridade corresponde à capacidade de esse líquido percorrer o fio por completo. No geral, os fios multifilamentares possuem uma maior absorção e uma maior capilaridade.
Diâmetro
O diâmetro dos fios é dado em quantidades de zeros, ou seja, um fio 0 é mais grosso que um fio 00, ou, na notação convencional, 2-0. O fio mais grosso é o fio 6 e o fio mais fino é o 12-0, sendo apenas utilizado em reparo de tecido ósseo e microcirurgias, respectivamente.
Força ou resistência tênsil
A resistência de um tecido corresponde à força exercida pelo mesmo contrária à sua junção. Tensão é a força necessária que o fio tem que ter para poder vencer essa resistência tissular. Tecidos com uma maior quantidade de fibras colágenas terão uma maior resistência, necessitando, portanto, de fios com uma tensão maior.
Memória
Corresponde à capacidade de um fio retornar à sua forma original mesmo após ter sido manuseado e deformado.
Coeficiente de fricção e arrasto tecidual
O coeficiente de fricção corresponde à facilidade com que o fio desliza sobre uma sutura ou um nó. Já o arrasto tecidual corresponde à quantidade de tecido arrastada ao deslizar o fio. Quando menor o coeficiente de fricção, menor será o arrasto tecidual.
Características relativas à reação tecidual
Intensidade da reação inflamatória tecidual
A reação inflamatória é determinada por alguns fatores, entre eles as características do fio, se são absorvíveis ou não, se possuem alto ou baixo arrasto tecidual, se é mono ou multifilamentar. No geral, os fios multifilamentares tem uma capacidade maior de gerar uma reação inflamatória tecidual, pelos seguintes fatores: maior acúmulo de líquidos, maior capilaridade, maior chance de proliferação bacteriana.
PRINCIPAIS TIPOS DE FIOS ABSORVÍVEIS
Categute
O Categute é um fio biológico e monofilamentar, feito de fibras de colágeno oriundas do intestino delgado de animais.
O Categute pode estar em sua forma simples ou imerso por uma solução de sais de cromo (Categute cromado). Em sua forma cromada é utilizado para anastomose gastrointestinal, para suturas peritoneais, em bolsa escrotal e no períneo, porém, não deve ser usado no plano aponeurótico. Já o Categute simples é usado no tecido muscular e celular subcutâneo.
De modo geral, o Categute é indicado para suturas em crianças, já que não a necessidade de retorno para retirar a sutura.
Em relação a suas contra indicações, as duas formas não são indicadas para a sutura de úlcera duodenal e na anastomose de vesícula biliar e pâncreas, devido ao fato de ser um fio biológico que contém uma grande carga proteica, sendo assim , sensível às enzimas proteolíticas secretadas.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: Quanto a resistência tênsil o categute simples se esgota de 7 á 10 dias e o categute cromado de 15 a 20 dias,podendo resistir de 70 a 90 dias.
DESVANTAGENS: Devido a sua composição, o categute é um fio que pode provocar reações inflamatórias e, consequentimente, prejudicar a cicatrização.além disso, é um fio que tem uma absorção variável e em comparação em outros fios, tem menor força tênsil e tende a folgar os nós.
Atenção!existe um terceiro tipo de fio Categute que consegue ter uma rápida absorção e manter a força tênsil por um período de 5 á 7 dias.
Ácido poliglicólico(Dexon®)
O Dexo é um fio sintético que pode se apresentar na forma mono e na forma multifilamentar, contudo, apesar de possuir duas formas de apresentação a forma mais utilizada é a multifilamentar.
O Dexon é um fio absorvido por meio de uma hidrolização química no período de 50 a 70 dias, um período que depende do tecido em que ele foi inserido.
Em relação a indicação, o Dexon pode ser usado em praticamente todos os tipos de tecido.Entretanto o seu uso na camada aponeurótica e nas anastomoses que sofrem ação do suco pancreático não são recomendados.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: Quanto a resistência tênsil o Dexon apresenta uma perda significativa a partir da quarta semana.
VANTAGENS: É um fio que apresenta uma força tênsil constante até 21 dias,baixa capilaridade e memória, consequentemente, promove nós mais seguros. Além do mais , o Dexon é um fio que causa menos reações inflamatória e infecções.
DESVANTAGENS: É um fio de alto custo.
Poliglactina 910 (Vicryl®)
O vicryl é um fio sintético, absorvível e multifilamentar bastante flexível.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: devido a sua composição a resistência tênsil do Vicryl é aumentada. E em relação a sua força tênsil , o fio sofre uma redução significativa após 4 semanas.
Atenção! Para a sutura de pele e mucosa foi lançado um vicryl de rápida absorção ,que mantém a força tensil por 10 dias e sofre absorção entre 30 a 40 dias.
Poliglecaprona (Monocril® e caprofyl®)
O poliglecaprona é um fio sintético monofilamentar que é absorvido no período de 90 a 120 dias.
É um fio de fácil manuseio, apesar de apresentar uma pequena memória, que apresenta uma boa segurança em relação ao seus nós e reações teciduais.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: A força tênsil diminui a partir da 3 semana.
Polidioxanona(PDS®)
É um fio sintético absorvido em um período de 90 a 180 dias.
É um fio que apresenta um boa segurança para nós, pouca reação tecidual e ,apesar de possuir baixa memória, não é um fio muito fácil de manusear. Dentro a suas principais vantagens é que ele pode ser usado em qualquer tipo de anastomose do aparelho digestivo, inclusive o pâncreas.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: Apresenta uma força tênsil de grande e de longa duração.
Poligliconato(Maxon®)
É um fio sintético e monofilamentar , que é absorvido em um longo tempo através da hidrólise (150 a 180 dias).
O Maxon é um fio de fácil manuseio, seguro para nós, possui uma leve memória. É um fio indicado para todos os tipos de tecido.
DESVANTAGEM: É o fio de mais alto custo.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: O Maxon é o fio que apresenta a melhor e mais duradoura força tênsil.
PRINCIPAIS TIPOS DE FIOS NÃO ABSORVÍVEIS
Seda
É um fio biológico e multifilamentar de fácil manuseio e de baixa memória. Contudo, é um fio que apresenta grande reação inflamatória, e consequentemente , ajuda potencializar um processo infeccioso.
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: é um fio que apresenta uma boa força e resistência tênsil comparado aos outros fios não absorvíveis.
Algodão
É um fio biológico e multifilamentar e possui as mesmas vantagens e desvantagens que o fio de seda. Mas, podemos destacar como diferente do fio de seda a menor tendência à floculação.
Quando umedecido , o fio de algodão, ganha 10% de força tênsil.
Náilon
É um fio sintético não absorvível que pode se apresentar na forma mono ou multifilamentar.Apesar de ser classificado como um fio não absorvível, ele sofre uma pequena degradação em um período de 2 anos.
Dentre as suas formas de apresentação a monofilamentar é a mais usada, pois possui maior facilidade para deslizar entre os tecidos. O fio náilon multifilamentar por deslizar com menor facilidade entre os tecidos e ,pelo fato de ser mais maleável, seus nós tendem a soltarem.
VANTAGENS: Devido a sua composição o pode ser utilizado em todos os tipos de tecido.
Polipropileno
O fio polipropileno é sintético,monofilamentar não absorvível.Por ser um fio liso, possui baixo atrito com os tecidos. Sendo assim, é um fio bastante indicado para implantes de próteses cardíacas e anastomose vascular.
VANTAGENS: É um fio praticamente inerte, tem baixa reação tecidual,por isso pode ser utilizado em áreas infectadas.Pode ser usado em praticamente todos os tipos de tecidos.
DESVANTAGENS: é um fio que possui muita memória
RESISTÊNCIA/FORÇA TÊNSIL: O polipropileno é capaz de manter sua força tênsil por tempo praticamente indeterminado.
Poliéster
O poliéster é um fio sintetico multifilamentar não absorvível. Pode ser produzido sem nenhum revestimento, levando a tendência de “cortar” levemente os tecidos por onde passa, ou pode ser produzido com um revestimento de teflon,silicone e polibutilato que retira essa tendência de corte.
VANTAGENS: É um fio com baixa reação tecidual, alta resistente e integridade. É um dos fios mais resistentes depois do fio de aço.
Aço
É um fio mono ou multifilamentar que tem seu uso bastante restrito. Dentre todos os fios é o de maior força tênsil e que provoca menor reação tecidual.
DESVANTAGENS: É um de difícil manuseio, pouco flexível e pouco maleável,por isso não são utilizados para as técnicas de nós convencionais. Além disso, o aço pode ferir ou escapar do tecido que está inserido e levar a um processo de necrose. Devido a sua grande quantidade de desvantagens possui poucas indicações fora do âmbito ortopédico.
Fios Cirúrgicos
Para toda sutura, é imprescindível conhecer tanto as características do fio a ser utilizado quanto o fio mais ideal para cada caso.
Como escolher o fio de sutura:
O fio de sutura a ser escolhido deve ser, sempre em cada situação, o mais ideal possível. O fio de sutura ideal deve: 1- Ter adequada força tênsil e mantê-la por tempo suficiente Maleável; 2 -Não permitir crescimento bacteriano; 3- Ter baixa reatividade tecidual; 4- Ser bem visível; 5- Resistente a trações; 6- Possuir fácil manuseio; 7- Ter fácil esterilização; 8- Possuir baixo custo
Caso o aspecto estético seja mais relevante, aí o caso muda: O fio ideal passa a ser monofilamentar e com menor diâmetro possível (náilon ou polipropileno)
Atenção: Esse ponto é muito cobrado em provas, mas lembre sempre que o fio ideal não existe. Além disso, é válido pontuar ainda, que as embalagens dos fios de sutura possui cores padronizadas
Agulhas
As agulhas são estruturas com variação bem significativa com alta relevância no resultado final da sutura. Elas são divididas em: (1) Ponta, (2) Corpo e (3) Terminação, as mais modernas não são reutilizáveis e as mais antigas (reutilizáveis), por seu desuso quase absoluto hoje em dia, não serão citadas
A curvatura da agulha (cuja imagem abaixo exemplifica os modelos), diferencia na movimentação do porta agulha para a realização da sutura, em suma, quanto menos espaço você tiver para realizar a sutura maior a angulação necessária. A agulha reta e semicurva é muito pouco utilizada hoje em dia mas pode ser usada em suturas de pele.
As pontas das agulhas são traumáticas ou atraumáticas a depender da delicadeza do tecido a ser suturado. Existem diferentes tipos, cada um com sua determinada função. As mais comuns são as (1) Cilíndricas que são atraumáticas e são usadas para vasos sanguíneos e sistema digestório. (2) A cilíndricas com ponta romba (muito usada em cirurgia oftálmica). (3) As triangulares, que são usadas em tecidos mais resistentes (como na pele).
Segue abaixo o PDF do resumo para você baixar:
Kommentare